Márcia Pompei

Professora do Atelier Márcia Pompei

Designer de Joalheria, Autora de joias, Professora de joalheria e diversas técnicas do ramo

Atua no ramo desde 1992, como Designer de Joias e professora de diversas técnicas e especializações da Joalheria. Estudou com grandes mestres da Joalheria brasileira, inclusive com o precursor Bobby Stepanenko, um dos fundadores da primeira Escola de Joalheria de São Paulo. Até então essa era uma atividade passada de pai para filho. Participou de exposições dentro e fora do país. Participou do primeiro grupo de Designers a expor na FENINJER (mais importante feira do setor na América Latina), em fevereiro de1997, evento que culminou com o surgimento da primeira associação de Designers de Joias. Cria e produz material didático abordando diversas áreas da Joalheria. É colunista do portal Joia BR. Presta assessoria não só a revistas do ramo, mas também de outras áreas. Desenvolve coleções para empresas da área Joalheira e importantes grifes da Moda.

Desde cedo tive acesso a pincéis e tintas, antes mesmo de ser alfabetizada.

Formada em Propaganda e Marketing trabalhei na área antes de ser totalmente “abraçada” pela Joalheria.

Essa arte que fascina não só pela beleza dos materiais, mas também por seu caráter místico, pela longevidade e pela gama infinita de técnicas, conquistou-me no primeiro instante.

Foram muitos os caminhos percorridos, diversas formas de expressão artística, até chegar aqui. Tive a sorte grande de observar e aprender com grandes mestres joalheiros, fundadores das primeiras Escolas de Joalheria em meu país.

Meu trabalho com os metais, gemas e materiais alternativos é todo artesanal. São peças únicas que crio e produzo, daí a denominação “Autor de Joias”. Além desse trabalho também desenho coleções para oficinas e joalherias e ministro aulas no Atelier Márcia Pompei. Escrevo matérias e presto consultoria para sites e revistas do ramo e outras. Produzo material didático (apostilas e vídeo) sobre as diversas áreas que participam da confecção da joia.

Ingressei na área do ensino dessa arte pela paixão. A sensação que me proporciona é tão gratificante que certamente o fará a outras pessoas. Além disso é tão antiga, pouco divulgada, corremos o risco de perder técnicas, história, cultura.

Entre os eventos mais importantes dos quais participei estão a XXIV FENINJER (fevereiro de 1997) onde expus meus trabalhos junto a um grupo de designers de joias. Essa foi a primeira vez em que designers ganharam espaço nessa importante Feira do setor joalheiro. Apresentei algumas peças na Semana Internacional “Maison et Objet Paris 97” (setembro 1997), na França.

A minha fonte de inspiração é muito ampla, é a Vida. Sem dúvida a natureza tem grande importância nesse processo, seus mistérios e relacionamento com o ser humano. Flora, fauna, minerais, elementos opostos se completando, dando continuidade um ao outro: homem-mulher; preto-branco; dia-noite; riso-lágrima; fogo-água; positivo-negativo; as mãos sujas do trabalho na oficina-joia pronta brilhando e fascinando.

Galeria de trabalhos: