Curso Joalheria Intermediária

inscreva-se já
joalheria-intermediaria-pecasjoalheria-intermediaria-perfurando-a-peca-para-serrarjoalheria-intermediaria-limando-a-pecajoalheria-intermediaria-soldando-argola-da-peca
  • 8
  • Intermediário
  • 144h
  • 48 aulas (1 ano)
  • Semanal: 1 aula por semana, com duração de 3h
  • R$ 779,00 (duração varia de acordo com o aluno)
    Valor sujeito a alteração sem aviso prévio
  • São Paulo / SP
    ver endereço do Atelier

Curso indicado para alunos que concluíram o programa do Curso Básico de Joalheria.

Apresentação e emprego de técnicas mais elaboradas e num grau mais elevado de dificuldade, sempre estimulando o desenvolvimento do design pelo próprio aluno e a solução dos problemas surgidos no decorrer do projeto.

Havendo interesse por parte do aluno ele poderá começar a utilizar o ouro em alguns projetos.

Pré-requisitos

É indicado que tenha concluído o Curso Básico de Joalheria ou que esteja quase no final do programa de exercícios.

Alunos que não fizeram o Curso Básico de Joalheria no Atelier Márcia Pompei, deverão apresentar trabalhos elaborados próprios para que seja avaliada a capacidade de acompanhar as aulas do Curso Intermediário de Joalheria.

Técnicas

Cravações: Sob Pressão, Meia Inglesa, Garras com Cintas, Por Trás, Lente – Tubo (Charneira) – Rebite – Embutido – Ondulação de chapa em peça oca – Encaixes em anéis – Dobradiças: Simples Com Fio, Com Tubo, Com Encaixes entre partes, Embutida – Galeria – Isolamento de áreas para solda – Corrente com elos trabalhados e pedras – Rebite para volume – Repuxo e Cinzel – Argola contra argola – Correntes: Loop in Loop e Cartier – Forro com desenho vazado – Fechos: Alfinete “Pica-Pau”, Pressão, Relógio, Lingueta, Trava “8”.

Programação

Série de 20 exercícios correspondentes a 20 peças diferentes. Esse curso é uma continuidade do curso Básico. O aluno não recebe nada pronto, ele participa de todas as etapas do processo da confecção da joia, trabalha com todas as ferramentas da oficina do Atelier. É possível começar a trabalhar com ouro em algumas peças ou detalhes.

Abaixo estão listadas técnicas novas a serem aprendidas. Alguns exercícios aplicam técnicas já aprendidas anteriormente.

Introdução: A Arte da Ourivesaria – Ouro, suas ligas e cores – Lapidação Brilhante – As Pedras e as Profissões – Tabelas de Ligas de Ouro, Soldas de Ouro, Pesos e Espessuras para o Ouro.

  1. Técnicas: Forja simples de fio quadrado – Forma através da limagem – Cravação por pressão.
  2. Técnicas: Peça oca com deformação por limagem – Solda de chapa ondulada apoiada sobre cinta – Solda de pinos em peça oca.
  3. Técnicas: Desenho vazado em chapa, bastante elaborado – Preparo de apoio e alfinete móvel para broche – Rebite por pino e solda – Cravação meia-inglesa.
  4. Técnicas: Confecção e solda de elos com fio redondo – Trefilação de cinta em meia charneira – Preparo de caixas para cravação lente – Cravação lente.
  5. Técnicas: Serra de chapa curvada com encontro – Encaixe perfeito de peças curvas.
  6. Técnicas: Curvatura de cinta em formato definido – Preparo de caixa oca para decoração com resina ou outro material – Solda de forro de caixa curva – Preparo de encaixes para rebite sem charneira – Rebite de fio redondo.
  7. Técnicas: Confecção de charneira (tubo) em diferentes diâmetros – Deformação de chapa – Fixação de pedra em lapidação donnuts com movimento – Rebite com charneira.
  8. Técnicas: Preparo do anel Bombê (peça clássica da Joalheria) – Abaulamento e embutido de cinta larga – Encaixe e solda de forro – Encaixe e solda de caixa de pedra.
  9. Técnicas: Encaixe perfeito de pedra em chapa – Cravação por trás com travas – Caixa mocha (galeria) mais delicada.
  10. Técnicas: Corrente com movimento por rebites – Rebites por solda – Fecho “relógio”.
  11. Técnicas: Anel Saturno – Torção de fios redondos – Peça móvel com solda – Isolamento da solda.
  12. Técnicas: Preparo de dobradiça com charneira – Confecção de caixa “livre” para pedra baguete – Preparo e cravação com garras de cintas.
  13. Técnicas: Anel com forro e desenhos vazados – Pedra quadrada ou retangular sem caixa – Encaixe perfeito de pedra em cinta de anel – Cravação por garras de fios no corpo do anel.
  14. Técnicas: Trabalho básico de repuxo e cinzel – Caixa de pedra com desenhos vazados na parede – Solda de caixa de pedra em peça repuxada – Cravação de pedra em lapidação gota facetada.
  15. Técnicas: Solda de aros pequenos – Preparo de charneira para caixas de pedras cabochão – Efeito corrente, com movimento – Acabamento em peça longa.
  16. Técnicas: Anel Chevalier com pedra (peça clássica da Joalheria) – Repuxo e modelagem por punções – Preparo para encaixe de pedra – Cravação de pedra no corpo do anel.
  17. Técnicas: Execução de corpo de chaveiro (haste, mola, encaixes) – Preparo de corrente loop-in-loop – Fixação de pedra bola (móvel) entre chapas por rebites.
  18. Técnicas: Confecção de pulseira meia-cana – Execução do fecho gaveta (peça tradicional da Joalheria) – Preparo de dobradiça embutida em pulseira – Forro grande vazado.
  19. Técnicas: Corrente Cartier (peça clássica da Joalheria) – Preparo do fecho com trava “8” – Acabamento de corrente.
  20. Peça final: Gargantilha com aplicação de técnicas aprendidas ao longo dos cursos. Livre.

Corpo Docente

Certificado

Será fornecido Certificado de Conclusão ao aluno que tenha executado todos os exercícios do programa e seus trabalhos tenham sido aprovados pelo professor.

Curso "livre"

Nesse curso cada aluno avança no aprendizado independente dos outros: não há um vínculo entre os alunos do período, ou seja, cada um segue em um nível, em um exercício.
O atendimento ao aluno é individual.
O aluno pode iniciar o curso em qualquer época do ano, precisando apenas se matricular com no mínimo 4 dias de antecedência para que possamos providenciar todo o material que será usado durante as aulas.
As faltas podem ser repostas, assim como os feriados.

Turmas

Turmas durante todo o ano: o aluno pode iniciar o curso em qualquer época.

Segundas-feiras: Manhã (das 9h às 12h)
Terças-feiras: Manhã (das 9h às 12h) - Tarde das (14h às 17h)
Quartas-feiras: Manhã (das 9h às 12h) - Tarde (das 14h às 17h) - Noite (18h30 às 21h30h)
Quintas-feiras: Manhã (das 9h às 12h) - Tarde (das 14h às 17h) - Noite (18h30 às 21h30)
Sábados: Manhã (das 9h às 12 h) - Tarde (das 13h30 às 16h30)

Inscrições abertas durante todo o ano. Não cobramos taxa de matrícula para esse curso.

Taxa de reserva de vaga para turma: R$ 645,00 (a taxa é uma garantia de que a vaga é sua - tal valor é abatido do total do curso)

Outras opções

As aulas presenciais também podem ser feitas na modalidade intensiva.
Consulte-nos sobre a disponibilidade de datas e horários.

Duração diferenciada para o curso intensivo: 48 aulas (1 ano).
Periodicidade: até 11 aulas por semana.

Apostila de exercícios “Joalheria Intermediário do Atelier Márcia Pompei” ilustrada e colorida. Com passo a passo dos exercícios e lista de fornecedores.

Obs.: essa apostila deve ser adquirida na secretaria do Atelier.

Galeria de trabalhos de alunos e professores

Perguntas e respostas mais frequentes

  • Posso assistir uma aula sem estar matriculado no curso de Joalheria?

    Posso assistir uma aula sem estar matriculado no curso de Joalheria?

    Sim, você pode, e deve, assistir uma aula sem compromisso. Dessa forma você poderá conhecer um pouco sobre nossa didática e rotina de aula. Só não será possível "colocar a mão na massa" porque você ainda não tem seu material de trabalho, ele virá com o pagamento da matrícula.
  • O curso é teórico ou prático?

    O curso é teórico ou prático?

    O curso agrega teoria e prática. A teoria é aplicada na prática durante a confecção das peças dos exercícios. Essa didática facilita a assimilação dos conceitos e torna o aprendizado mais fácil e agradável.
  • Quando se iniciam novas turmas do curso de Joalheria?

    Quando se iniciam novas turmas do curso de Joalheria?

    Você começa quando quiser porque o atendimento é individual. Cada aluno tem seu ritmo, cada aluno está num estágio do programa de exercícios.
  • A prata para fazer os exercícios está inclusa no material que recebo com o pagamento do kit?

    A prata para fazer os exercícios está inclusa no material que recebo com o pagamento do kit?

    Não, o metal nunca é incluso, o aluno é quem deve providenciar. Para todo o programa do curso Joalheria Básico (10 peças) você vai precisar de aproximadamente 200g de prata pura. Para iniciar 50g são suficientes.
  • Onde compro a prata para meus exercícios?

    Onde compro a prata para meus exercícios?

    Indicamos fornecedores na apostila do curso Joalheria básico. Além deles você poderá adquirir sua prata aqui no Atelier mas não é obrigatório. Você não é obrigado a comprar nada no Atelier a menos que queira.
  • O que preciso levar para a aula?

    O que preciso levar para a aula?

    Traga apenas um bloco para anotar informações passadas durante o curso.
  • Trabalhar em ouro é o mesmo que trabalhar em prata?

    Trabalhar em ouro é o mesmo que trabalhar em prata?

    Sim, com as técnicas aprendidas você poderá trabalhar o ouro também. O ouro, aliás, é bem mais fácil do que a prata, então.... você está na vantagem!!!
  • Como é o pagamento dos cursos no Atelier?

    Como é o pagamento dos cursos no Atelier?

    Os cursos podem ser pagos com cartão de débito, cheque ou dinheiro.

    O metal só em cartão de débito ou dinheiro.

    Apostilas e outros materiais didáticos que você queira adquirir podem ser pagos também com cartão de crédito.

  • E se eu faltar em algumas aulas?

    E se eu faltar em algumas aulas?

    Você não vai perder, as aulas faltadas podem ser repostas e é você quem escolhe quando vai repor. Há um prazo de 6 meses para repor a aula faltada.
  • Preciso comprar outras ferramentas para fazer o curso?

    Preciso comprar outras ferramentas para fazer o curso?

    O Atelier oferece praticamente todas as ferramentas necessárias para a execução das peças. Algumas ferramentas e insumos são pessoais (limas, brocas, fresas, lixas, serras etc) e dessas algumas estão inclusas no seu kit de materiais que será entregue para você na primeira aula. É normal que você queira, com o tempo, adquirir ferramentas específicas e só suas.

Informações e inscrições:

Telefone: (11) 5181-7968
WhatsApp: (11) 96246-2226