Curso Joalheria Básica

inscreva-se já
joalheria-basica-aneljoalheria-basica-limagem-da-pecajoalheria-basica-polindo-pecasjoalheria-basica-soldando-a-peca
  • 8
  • Básico
  • 72h
  • 24 aulas (6 meses)
  • Semanal: 1 aula por semana, com duração de 3h
  • R$ 735,00 (duração varia de acordo com o aluno)
    Valor sujeito a alteração sem aviso prévio
  • São Paulo / SP
    ver endereço do Atelier

O curso visa apresentar diversas técnicas básicas da Ourivesaria que serão desenvolvidas em exercícios práticos. O programa de exercícios é fundamental para que o aluno tenha contato com diversas técnicas e consiga evoluir na sua atividade. São anéis, pingentes, brincos e outras peças que vão subindo em grau de dificuldade, aos poucos, possibilitando segurança e evolução aos aprendizes. Não existe rigidez quanto ao design das peças, elas podem carregar o estilo do seu autor, lembrando a importância de que sejam empregadas as técnicas propostas. Respeitamos e valorizamos o processo criativo de cada um. Informações teóricas e práticas caminham juntas, para que o curso seja agradável e eficiente.

O aluno vai aprender desde a pesagem dos metais que compõem a liga, a fundição, decapagem, laminação e trefilação, serra, limas, texturas, cravações, até os acabamentos finais.

Todo aprendizado é feito em prata (a forma de trabalhar o ouro é a mesma).

Pré-requisitos

Não há necessidade de experiência anterior.

Técnicas

  • Preparação de ligas e suas proporções;
  • Execução de soldas;
  • Laminação e trefilação de metal, recortes, modelação em metal, peça oca, texturização, impressão;
  • Cravações cabochão, placa e inglesa;
  • Acabamentos.

Serão feitas peças em metal, únicas e exclusivas. A mesma pessoa cria e produz as peças, é o que intitulamos “Autor de Joias”.

Programação

Série de 12 exercícios, sendo 1 para produção de soldas e os demais correspondentes a 11 peças diferentes, executadas pelo aluno, em bancada de ourives. O metal é sempre a prata. O aluno não recebe nada pronto, ele participa de todas as etapas do processo da confecção da joia, trabalha com todas as ferramentas da oficina do Atelier. Abaixo estão listadas técnicas aprendidas em cada exercício. Alguns exercícios aplicam técnicas já aprendidas em exercícios anteriores.

Introdução: A Joia – Anatomia do Fogo – Manuseio do Maçarico – Diferenças entre as chamas utilizadas e como obtê-las – Metais – Efeito da “fadiga” do metal – Recozimento – Ponto de fusão dos metais – Composição de liga metálica – Proporções e cálculos das ligas para diferentes peças de adorno – Solda e sua composição – Oxidação – Decapagem – Tabela de Ligas de prata – Espessuras indicadas – Fusão e Tarugo – Gemas e Lapidações – Informações sobre Cravações  – Etapas da Cravação – Obtenção do perfil adequado do lingote – Tabela de Massas de Polimento – Curiosidades sobre Metais e sobre Gemas.

  1. Pesagem, fusão e laminação das soldas.
    Técnicas: Pesagem – Preparo do cadinho – Introdução do zinco na liga em fusão – Fusão dos metais – Laminação – Verificação de espessura – Decapagem
  1. Técnicas: Trefilação de fio redondo em espessura pré-determinada – Introdução de pedra em lapidação bola perfurada – Deformação de fio – Laminação manual com martelo (Forja leve) – Obtenção de “mola” no metal – Fusão de metal para obtenção de bola – Acabamento em fio redondo com limas, lixas e polimento.
  1. Técnicas: Laminação em fio meia-cana (aliança) – Cálculo de comprimento de fio para determinado número de dedo – Arredondamento de anel – Solda – Acabamentos com limas, lixas e polimento em peça curva – Texturização – Encaixe de alianças.
  1. Técnicas: Laminação em chapa – Deformação de cinta – Efeito “mola” em cinta – Diferentes texturizações
  1. Técnicas: Deformação de chapa – Serra em desenho vazado definido – Solda entre chapas – Solda de pino – Acabamentos internos em desenho vazado – Encaixe de pedra meio furo em pino.
  1. Técnicas: Preparo de “caixa mocha” simples (técnica clássica da Joalheria – aqui, aplicada em um anel).
  1. Técnicas: Impressão através de laminação – Preparo de cinta para pedra cabochão redonda ou oval – Formação de caixa para pedra com definição de altura correta – Solda de caixa sobre chapa – Solda de pino de orelha – Cravação de pedra cabochão.
  1. Técnicas: Torção de cinta em liga “rígida” – Preparo de caixa para pedra placa com quinas vivas – Cravação de pedra placa com quinas vivas.
  1. Técnicas: Uso de embutidor para obtenção de peça côncava – Desenho vazado em peça côncava – Preparo de caixa com cama para pedra redonda ou oval facetada – Solda de caixa para pedra facetada em peça côncava – Cravação de pedra facetada.
  1. Técnicas: Preparo de peça oca – Contorno com cinta em formato definido – Desenho vazado em peça oca – Solda de trava de pino.
  2. Técnicas: Construção de anel oco (tipo formatura) – Definição de um perfil de design do anel – Soldas em peça oca totalmente fechada – Desgaste em peça oca para solda de chapa.

Corpo Docente

Certificado

Será fornecido Certificado de Conclusão ao aluno que tenha executado todos os exercícios do programa e seus trabalhos tenham sido aprovados pelo professor.

Curso "livre"

Nesse curso cada aluno avança no aprendizado independente dos outros: não há um vínculo entre os alunos do período, ou seja, cada um segue em um nível, em um exercício.
O atendimento ao aluno é individual.
O aluno pode iniciar o curso em qualquer época do ano, precisando apenas se matricular com no mínimo 4 dias de antecedência para que possamos providenciar todo o material que será usado durante as aulas.
As faltas podem ser repostas, assim como os feriados.

Turmas

Turmas durante todo o ano: o aluno pode iniciar o curso em qualquer época.

Segundas-feiras: Manhã (das 9h às 12h)
Terças-feiras: Manhã (das 9h às 12h) - Tarde das (14h às 17h)
Quartas-feiras: Manhã (das 9h às 12h) - Tarde (das 14h às 17h) - Noite (18h30 às 21h30h)
Quintas-feiras: Manhã (das 9h às 12h) - Tarde (das 14h às 17h) - Noite (18h30 às 21h30)
Sábados: Manhã (das 9h às 12 h) - Tarde (das 13h30 às 16h30)

Inscrições abertas durante todo o ano.

Valor da matrícula: R$ 645,00

Outras opções

As aulas presenciais também podem ser feitas na modalidade intensiva.
Consulte-nos sobre a disponibilidade de datas e horários.

Duração diferenciada para o curso intensivo: 24 aulas (6 meses).
Periodicidade: até 11 aulas por semana.


Caso você não tenha disponibilidade de frequentar as aulas presenciais, este curso também está disponível:

Curso Online (EAD)

O valor do curso inclui kit de materiais e apostila.

Fornecido pela escola (incluso na taxa de Matrícula):

  • Apostila de exercícios "Joalheria - Básico - do Atelier Márcia Pompei" ilustrada e colorida. Com passo a passo dos exercícios, glossário de ferramentas e equipamentos, lista de fornecedores.
  • Ferramentas básicas contidas no kit do aluno:
    • Chapa de cobre de aproximadamente 0,15 mm de espessura
    • Chapa de zinco de aproximadamente 0,50 mm de espessura
    • 1 pinça de metal de aproximadamente 16 cm
    • 1 dúzia de serra para metal, marca "Antílope" nº 3/0
    • 1 lima meia-cana mursa de 15 cm nacional
    • 1 cabo de madeira para a lima nacional
    • 1 lima meia-cana agulha nº 2 ou 3
    • 1 ponteira de lixa para chicote (cilíndrica)
    • 1 folha de cada lixa d'água: nº 280 - 320 - 400 - 600
    • 1 avental
    • 5 potinhos para solda
    • 1 maleta plástica
    • 1 isqueiro

No decorrer do curso, e até mesmo para a confecção de peças próprias, o aluno sentirá necessidade de adquirir outras ferramentas. Consulte sempre a escola e o seu professor para efetuar uma compra sensata e adequada ao “seu momento”.

Galeria de trabalhos de alunos e professores

Perguntas e respostas mais frequentes

  • Posso assistir uma aula sem estar matriculado no curso de Joalheria?

    Posso assistir uma aula sem estar matriculado no curso de Joalheria?

    Sim, você pode, e deve, assistir uma aula sem compromisso. Dessa forma você poderá conhecer um pouco sobre nossa didática e rotina de aula. Só não será possível "colocar a mão na massa" porque você ainda não tem seu material de trabalho, ele virá com o pagamento da matrícula.
  • O curso é teórico ou prático?

    O curso é teórico ou prático?

    O curso agrega teoria e prática. A teoria é aplicada na prática durante a confecção das peças dos exercícios. Essa didática facilita a assimilação dos conceitos e torna o aprendizado mais fácil e agradável.
  • Quando se iniciam novas turmas do curso de Joalheria?

    Quando se iniciam novas turmas do curso de Joalheria?

    Você começa quando quiser porque o atendimento é individual. Cada aluno tem seu ritmo, cada aluno está num estágio do programa de exercícios.
  • A prata para fazer os exercícios está inclusa no material que recebo com o pagamento do kit?

    A prata para fazer os exercícios está inclusa no material que recebo com o pagamento do kit?

    Não, o metal nunca é incluso, o aluno é quem deve providenciar. Para todo o programa do curso Joalheria Básico (10 peças) você vai precisar de aproximadamente 200g de prata pura. Para iniciar 50g são suficientes.
  • Onde compro a prata para meus exercícios?

    Onde compro a prata para meus exercícios?

    Indicamos fornecedores na apostila do curso Joalheria básico. Além deles você poderá adquirir sua prata aqui no Atelier mas não é obrigatório. Você não é obrigado a comprar nada no Atelier a menos que queira.
  • O que preciso levar para a aula?

    O que preciso levar para a aula?

    Traga apenas um bloco para anotar informações passadas durante o curso.
  • Trabalhar em ouro é o mesmo que trabalhar em prata?

    Trabalhar em ouro é o mesmo que trabalhar em prata?

    Sim, com as técnicas aprendidas você poderá trabalhar o ouro também. O ouro, aliás, é bem mais fácil do que a prata, então.... você está na vantagem!!!
  • Como é o pagamento dos cursos no Atelier?

    Como é o pagamento dos cursos no Atelier?

    Os cursos podem ser pagos com cartão de débito, cheque ou dinheiro.

    O metal só em cartão de débito ou dinheiro.

    Apostilas e outros materiais didáticos que você queira adquirir podem ser pagos também com cartão de crédito.

  • E se eu faltar em algumas aulas?

    E se eu faltar em algumas aulas?

    Você não vai perder, as aulas faltadas podem ser repostas e é você quem escolhe quando vai repor. Há um prazo de 6 meses para repor a aula faltada.
  • Preciso comprar outras ferramentas para fazer o curso?

    Preciso comprar outras ferramentas para fazer o curso?

    O Atelier oferece praticamente todas as ferramentas necessárias para a execução das peças. Algumas ferramentas e insumos são pessoais (limas, brocas, fresas, lixas, serras etc) e dessas algumas estão inclusas no seu kit de materiais que será entregue para você na primeira aula. É normal que você queira, com o tempo, adquirir ferramentas específicas e só suas.

Informações e inscrições: